Novo Hamburgo regulamenta a Lei de Inovação
A Prefeitura de Novo Hamburgo regulamentou nesta quarta-feira, 21, a Lei Municipal de Inovação, criando o Sistema Municipal de Inovação (SMI-NH), o Fundo Municipal de Inovação (FINH) e o programa Sandbox Novo Hamburgo, que permitirá o teste de soluções tecnológicas em ambiente real, com segurança jurídica. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Finck (PP), pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, e pela secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal.
De acordo com a istração hamburguense, o objetivo é consolidar a cidade como polo de inovação, integrando setor público, empresas, universidades e sociedade civil na construção de projetos com impacto econômico e social. O decreto prevê incentivos para startups, incubadoras, aceleradoras e empresas de perfil inovador. “A regulamentação será um propulsor para o desenvolvimento de Novo Hamburgo. É o resultado de uma construção conjunta. Além disso, será uma ferramenta importante para além dos quatro anos, um legado para o futuro da cidade”, pontua Finck.
Fundo Municipal de Inovação
Entre os mecanismos criados, está o Fundo Municipal de Inovação (FINH), que reunirá recursos públicos e privados para financiar projetos, programas de capacitação, modernização da gestão pública e desenvolvimento de soluções tecnológicas. De acordo com a secretária Daiana Monzon, a criação do fundo atendeu a uma demanda recorrente das empresas e entidades do setor. “Este era o estímulo que a cidade precisava para investir em inovação. Poderemos receber recursos privados e públicos para promover o desenvolvimento e auxiliar empresas e startups a crescerem”, destaca a titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
Testes em ambiente real
O programa Sandbox Novo Hamburgo permitirá que empresas testem produtos e serviços em ambientes reais, antes de formalizar registros, com acompanhamento técnico e institucional. Segundo a prefeitura, essa possibilidade ainda não existia no município.
Base no Centro de Inovação
As ações serão coordenadas a partir do Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (NHCIT), que funcionará como espaço de conexão entre empreendedores, pesquisadores, investidores e gestores públicos. O centro também atuará na incubação e aceleração de startups e no apoio à formulação de políticas públicas inovadoras. Há, ainda, a possibilidade de estender o programa sandbox para outros locais, em parceria com o NHCIT. “A regulamentação representa mais do que um marco legal: é um convite à colaboração para todos que acreditam no potencial da inovação como motor de desenvolvimento sustentável, econômico e social”, concluiu Daiana.
Foto: Gabriel Metz/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria