Evento na ACI tratou dos benefícios e diferenciais do entreposto aduaneiro
Os diferenciais e vantagens do entreposto aduaneiro foram pauta de encontro realizado hoje, dia 10, no Auditório da ACI. Os palestrantes Jéferson de Oliveira de Quadros, fiel depositário da Multi Armazéns; e Alexandre Brittes, representante comercial da empresa, traçaram um panorama detalhado deste regime aduaneiro especial disponibilizado em Novo Hamburgo por intermédio da Multi Armazéns.
Quadros relembrou a trajetória do complexo logístico que surgiu a partir de uma demanda do mercado, carente de opções ágeis para dar vazão à exportação. As operações começaram em 1999. "A Multi Armazéns é permissionária do Porto Seco de Novo Hamburgo, estrategicamente localizada para atender empresas com operações logísticas integradas. Atuamos como elo fundamental na cadeia de exportação e importação, oferecendo soluções completas e personalizadas", definiu.
São 120 mil m2 de área total e 32,28 mil m2 de área construída, que contam com 11 pavilhões e porto seco. A Multi Armazéns atua com licenças outorgadas pela Anvisa, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Exército e Polícia Federal. "Podemos operar com praticamente todo tipo de mercadoria, menos explosivos e material radioativo", detalhou.
Ele lembrou que estão autorizados para operar tanto os regimes aduaneiros comuns quanto os especiais e oferecem os serviços de importação (DAP, Entreposto Aduaneiro, issão Temporária e Drawback) e exportação (DAC e Depósito Alfandegado Certificado). "Movimentamos mais de 90 mil TEUS nos últimos 10 anos", relatou. "E o braço rodoviário conta com 23 veículos, a maioria carretas", complementou.
Hoje o Grupo Multi Armazéns oferece serviços de Armazém Geral, Porto Seco e Transporte Rodoviário. Também conta com o MAG (Multi Armazéns Gerais) com centro de distribuição com 68 mil m2 de área total, 18 mil m2 de área coberta para armazenagem, 10 docas para carga e descarga, empilhadeiras a gás e elétricas e 10.000 posições de porta paletes.
No hub de exportação, um diferencial do complexo é permitir a armazenagem e posterior consolidação da carga e formação de lote para exportação. Também é possível usar o grupo como centro logístico/consolidador, para solicitação de coleta e envio de mercadoria, estufagem de contêineres no cliente ou na Multi Armazéns e mapeamento do mercado exportador. Oferece embarques marítimos, reutilização de contêineres para importação e embarques aéreos.
Especificamente sobre o desembaraço disponibilizado pela Multi Armazéns, Quadros elenca como vantagens competitivas a redução do prazo para entrega, a otimização da frota, a previsibilidade do tempo da operação e também dos custos logísticos.
Entreposto Aduaneiro
Alexandre Brittes tratou detidamente do entreposto aduaneiro, regime que permite o fracionamento das nacionalizações, mantendo impostos suspensos até o registro das DI(s), situação que pode se estender por até três anos. Brittes revelou que a operação no entreposto aduaneiro pode ser feita com cobertura cambial ou sem cobertura cambial. Ainda há a possibilidade de reexportação de produtos, que ocorre sem o pagamento de tributos, por não haver nacionalização.
Conforme o representante, as vantagens do regime são, além da nacionalização por lotes, a preservação de fluxo de caixa da empresa, a manutenção de um estoque estratégico do fornecedor estrangeiro em recinto alfandegado, a redução do inventário contábil, a solução para falta de espaço físico como solução de armazenagem e proteção contra a variação cambial, com a nacionalização do produto no momento oportuno.
Alerta aos profissionais da área
Presente no evento, a Delegada Adjunta da Receita Federal em Porto Alegre, Ingrid Ruschel Coimbra, alertou o público, composto por despachantes e profissionais da área em sua grande maioria, para a necessidade de se seguir rigorosamente os procedimentos e protocolos das normas vigentes. Ela aproveitou sua fala para elogiar a ACI, que sempre incentiva e recebe eventos desta natureza. "A entidade está, mais uma vez, de parabéns por trazer assuntos tão importantes para o debate", explicou.
Serviços e soluções da ACI às empresas e aos funcionários
Alessandra Alves, assistente comercial da ACI, conduziu o evento. Na abertura, ela elencou alguns serviços e soluções que a entidade pode oferecer às empresas e seus funcionários. "Na ACI, não enxergamos somente o CNPJ. Também temos um olhar para o F, para as pessoas que compõem as empresas e que podem ser beneficiadas pelos nossos programas e inciativas", destacou.
A ACI Saúde, a ACI Talentos (plataforma para recrutamento), a ACI Consulta Crédito, o Guia de Descontos e os convênios com instituições de ensino - com descontos que podem chegar a 60% - foram alguns dos serviços mencionados. Microcrédito ACINH (MEI, Micro e Pequenas), Certificado de Origem, atendimento jurídico, capacitação empresarial (cursos e eventos), ACI Startups (Open Innovation), Cadastro do Comércio de Calçados – 3C, locações de salas, divulgação da marca (patrocínios e anúncios) e Junta Comercial foram outras soluções apresentadas.